Dou recheio da minha casa (esta miúda mata-me!)

Quando soube que ia ter uma menina, não podia ter ficado mais contente! Já tinha um rei e agora vinha a caminho uma princesa. Imaginei-a cheia de lacinhos, cor-de-rosa, tranquila e serena a brincar, enquanto deixava a sua mãe trabalhar e fazer as coisas da casa, toda penteada e perfumada, uma lady.

18 meses depois, é isto! Faz cara feia e até se transfigura para que deixem de olhar para ela, não passa cartão a ninguém que não conheça, e mesmo que conheça, alto lá!

É uma macaca a trepar para tudo quanto a eleva a outra patamar. Trepa para cima da mesa da cozinha para alcançar o cesto da fruta, e senta-se depois a seleccionar bananas, abre-as grosseiramente com os dentes, comendo até bocados de casca. De seguida larga-a e pega noutra, fazendo-lhe o mesmo, até se fartar e experimentar as maçãs, laranjas e tudo quanto encontrar. Já não sei onde pôr a fruta...

Sobe às cadeiras, depois às mesas, bancadas e daí às janelas é num instante. O Filipe achou que deveríamos tirar as duas únicas cadeiras que temos na cozinha e pô-las na arrecadação, pois já apanhámos alguns sustos. Mas depois disse-lhe para arranjar espaço lá em baixo para as 6 da sala, que ela fazia o mesmo para chegar às janelas e mesa de jantar (e ele a olhar para mim aterrorizado, desistiu).

Gosta de abrir as gavetas e os armários e servir-se. Se encontra pacotes de arroz e massa, abre-os com os dentes e come-os crus. Depois espalha o resto do conteúdo pela gaveta e pelo chão. Achei que aquilo estava "montessoriano" demais para ela e talvez pudesse arrumar a mercearia noutro sítio mais elevado, mas o que poderei por lá e que não faça mal se ela lá mexer? Estou sem ideias.

Gosta de entrar na caixa das gatas e vasculhar a areia, tirar pedras para fora e comê-las. No outro dia encontrou qualquer coisa parecida com croquetes e lá foi, só que não gostou (pois claro, entendo) e veio ter comigo a cuspir-se toda...!!!! Ok, eu posso tirar a caixa dali, mas as gatas também vão. Pronto, então não posso!

Abre o armário dos detergentes, espalha a lixívia em pó, e põe na boca as pastilhas da máquina de lavar loiça, mexe no lixo e rouba porcarias de lá, e depois deita fora coisas boas e panos. Se há restos das bananas que mutilou e que deitei fora, ainda vai lá aproveitar porque agora é que estão no ponto.

Já esvaziei um armário mas não posso levitar mais nada. Esquece os bloqueadores de armários, que ela consegue puxá-los e eles descolam-se.

Vamos à sala e ela trepa os sofás, até ficar de pé em cima dos braços a fazer equilibrismo. No outro dia atirou-se lá de cima e ainda conseguiu bater com a cabeça numa mesa que estava ao lado. Não foi bom. Tenho de me livrar dos sofás então.

No quarto dela trepa às estantes, ou sobe com um banquinho que arrasta, para apanhar os cremes e os perfumes. O preferido para comer é o lauroderme. Já lhe expliquei que aquilo é para o rabinho, mas para ela é um doce.

Já desencostei camas da janela, para que ela não trepasse até lá.

Quer comer sozinha, beber sozinha dos copos dos crescidos, já não usa biberão desde os 15 meses (pois era um insulto que aquilo era para bebés), quer calçar-se, vestir-se, lavar-se, pentear-se sozinha, não quer dar a mão (a não ser ao irmão), pois também quer andar sozinha na rua.

Só sabe dizer que não a tudo, mesmo quando quer alguma coisa - deve ser da quantidade de vezes que lhe digo NÃO! Mas NÃO serve de nada.

Dou o recheio da minha casa, dou a miúda ou dou em maluca...?




Comentários

Mensagens populares