O Rei tem 22 meses... O Rei é assim!

Aos 22 meses, Dom Afonso está um senhor pintas. É reguila, divertido, bem disposto, com muita energia, muito giro e muito, muito meigo. (E ainda dorme mal...)

Quer fazer tudo sozinho, tal qual os pais fazem, e imita-nos na perfeição (às vezes bem demais, mexendo em coisas que não são para brincar e por isso torna-se perigoso).

A música é a sua grande paixão, e com ela vem a dança. Gosta de brinquedos, mas prefere perder um tempo interminável a ver e ouvir músicas no youtube, sobretudo alegres e cheias de ritmo que incentivem a abanar-se. Aí obriga-me a levantar o rabo do sofá e a abanar-me também. Tem uma "biola" que lhe comprámos no chinês, e ele finge que toca e canta.

Nunca consegue brincar muito tempo com a mesma coisa, pois está constantemente a distrair-se com tudo e a mudar de brincadeira. Também não se entretém sozinho, precisa de alguém que brinque com ele.

Os "brinquedos" predilectos são aqueles que se pareçam com coisas em que os adultos mexem. O aspirador é o eleito, seguindo-se carregadores de telemóveis diversos, a máquina de barbear do pai, varinha mágica, máquina de batidos, cafeteira, tomadas, luzes em geral.
Também é maluquinho por limpezas e gosta muito de vassouras, esfregonas, e o balde com água é a loucura total.

Há coisa de dois ou três meses, descobriu que também gosta de livros, de apontar e dizer os nomes de tudo quanto vê, e desde os 18 meses que já fala consideravelmente. Aos 22 meses tem um vocabulário diversificado e uma boa dicção (e já sabe contar até 10)! 

Continua a adorar o seu banhinho, leva chuveiradas sem se queixar e adora enfiar a cara na água e fazer barulho a deitar o ar fora (como o pai o ensinou). Também adora o mar e não tem medo nenhum (ao contrário da mãe), é um maluco a entrar na água e a molhar-se todo, mesmo que a água esteja geladinha.

Por falar em geladinha, descobriu recentemente os gelados! Geralmente rouba-me o meu e come-o quase até ao fim, não fosse ele um apreciador das coisas boas da vida. Estreou-se também no Ovo Kinder e lambusou-se todo.

Continua a comer muito bem, mas agora já não está a querer tanto a sopa (talvez seja por estar mais calor). No entanto quando come sopa fora de casa, marcha tudo! Hummm, será que o problema é da cozinheira? :(

Gosta muito de comer fruta inteira com casca, como os adultos, e compro-lhe maçãs pequeninas para ele conseguir segurar com a pequena mãozinha. Ele rói-a toda, e depois cospe a casca.
Come iogurtes até mais não, e também adora os seus "iais" corn flakes de manhã, com leitinho.

Dom Afonso gosta de andar no fio da navalha. Tenta trepar para todo o lado, sobe cadeiras, sofás, mesas, e já deu grandes trambolhões. Para uma mãe que aos 6 meses viu o seu bebé rachar a cabeça, dá-me o treco de cada vez que ele faz mais uma mazela. Se o deixo sozinho um minuto, e está caladinho sem vir ter comigo, é porque há asneira na certa! Caso contrário estaria a perseguir-me pela casa.

Detesta mudar a fralda, é um stress! Passo uma tormenta de cada vez que tenho de o trocar, pois faz uma birra imensa. E para o vestir tem de ser em andamento, atrás dele, todo nu, a correr pela casa fora, pois o pestinha gosta de andar como veio ao mundo. São frequentes as vezes que o visto de gatas, com ele a xingar-me e a ameaçar-me. Não é bom, mas quando consigo encaixar-lhe a roupa, teço-lhe elogios em como está bonito, e ele fica vaidoso.

Depois de um bom outfit, há que por creme e perfume. Tal como o seu papá, o Afonsinho gosta de andar cheiroso e bem cuidado, excepto quando põe creme no cabelo, e espalha comida na corpo.
O armário onde guardamos os produtos de higiene é o seu favorito. Aprendeu a abri-lo e tira de lá tudo o que quer, abre o after-shave do pai e espalha na cara e no chão, finge que está a utilizar a máquina de barbear, faz o gesto e o barulho, penteia-se, finge que põe desodorizante e ataca os restos mortais da minha maquilhagem que ficou reduzida a estilhaços de guerra e a pó de beira de estrada, misturada com pêlos de gata e bolacha maria.

Acorda bem disposto e a ordenar "chãããoooooo", ou "sápáaaatooooo" ou "acódaaaaaa" ou "sálaaaaaa" ou ainda "iaisssssss". Qualquer uma delas implica levantar-me a dormir em pé, a cambalear e a sentir o corpo dormente, devido à posição desconfortável em que me aguentei na berma da cama, enquanto a excelência dormia espaçosa. O ritual é calçar-lhe os chinelos, servir-lhe cereais, e ir com ele para a sala enquanto vê bonecada na televisão ou músicas no tablet.

Depois vou tomar banho, ele vai atrás de mim, levanta a cortina e começa a atirar-me com coisas para dentro da banheira, a deixar-me stressada enquanto o vejo trepar a sanita ou a abrir a torneira do bidé. Ele sabe que enquanto lá estou dentro não tenho grandes hipóteses...

Quando está na cama dos pais, gosta muito que levante o lençol e ele fique lá debaixo escondido. Depois grita "cajinha", rebola e salta. Perigo...

Dá muitos abracinhos apertados e diz "bacinho", mas ainda não dá beijinhos...O pior é que também faz isso às gatas e elas não acham tanta piada quanto os humanos. Ainda assim nunca lhe fizeram nada, só fogem. Quando eu me zango com elas, ele também me imita e diz "sai", "ai ai ai, manhanda". Chama-lhes "Mia", e "Menta" ou "Pinta", à Pimenta. Adora animais e gosta de observar bichinhos, tentando agarrar neles.

Aos 22 meses, Dom Afonso é um menino muito especial, muito curioso, cheio de vida, eléctrico! É como no filme do James Bond, "The world is not enough". 

Comentários

Mensagens populares