M(amamentação) - fala a minha experiência! Parte III - All about options!
Continuando com o post anterior...
Existe já disponível um sem-fim de objectos de puericultura que nos ajudam nas artes de amamentar. É sempre bom adquirir uns mamilos de silicone e levá-los para a maternidade, just in case, pois existem pessoas com mamilos invertidos, outras com mamilos duridos, enfim...
Se tudo correr bem, não irão precisar deles, mas sim de uns cremes regeneradores de mamilos (até costumam dar amostras no Hospital e que duram bastante tempo), ou outros como a Lanolina - parecido com a vaselina - (existe o Purelan da Medela), que devem sempre aplicar entre mamadas, para ajudar a reparar os mamilos gretados. O último deverão adquirir na farmácia.
Se virem que o leite não está a fluir, deverão avisar no Hospital! A mim deram-me Oxitocina, que é uma hormona natural (conhecida como a hormona do amor), existente no homem e na mulher, que é segregada em várias situações, entre elas quando a Mãe amamenta o seu filho, num gesto de amor, mas que existe em "medicamento". Um spray em cada narina antes de amamentar ajuda na produção de leite!
A amamentação exige paciência, tempo, disponibilidade e alguma tolerância à dor no início. Algumas mulheres não sentem muito, eu senti! Mas também não demorou muito tempo a passar e a coisa dar-se naturalmente.
Falando agora de bombas de leite...já existem coisinhas muito boas por aí, umas eléctricas, outras manuais, outras com ambas as funções. Uma das marcas mais conceituadas é a Medela, que tem diversos acessórios para tiragem e congelação/ conservação de leite. Julgo até que é a única que dispõe de sacos de congelação, dispondo também de biberãos de congelação (que também existem de outras marcas).
Eu dei-me bem com uma bomba eléctrica, da Medela, cuja imagem apresento em baixo, mas era herdada e já tinha sido usada em três mamãs. Já existem modelos parecidos mas mais sofisticados da referida marca. Apresento também imagens dos biberãos para congelação/ conservação e dos sacos para congelação.
Quando experimentei uma bomba manual (da Philips AVENT como apresento na imagem), apesar de julgar ser menos boa por ser manual, fiquei espantada com os resultados. Às vezes conseguia tirar mais leite com aquela do que com a eléctrica. No entanto, cada mulher dá-se de maneira diferente com estas coisas. O que julgo importante na escolha da bomba é ter um acessório na zona de encaixe da mama, que suavize a extracção, tal como aquele acessório visível, em forma de pétalas de flor, que ajuda bastante a sentir-mo-nos mais confortáveis.
Como diz o título, fala apenas a minha experiência! Há outras marcas e outros modelos valiosos que devem investigar. Eu utilizei a bomba de leite para retirar excedentes, e poucas vezes para armazenar, pois estava quase sempre com o meu bebé. Há quem tire para constituir autênticas reservas no congelador e assim poder continuar a dar leite materno quando os bebés entram na creche, o que foi o caso de uma das manas. Eu não tinha a mesma facilidade de tirar. Parecia que o leite ficava envergonhado e nunca consegui extrair grandes quantidades com a bomba, não querendo isso dizer que não tinha leite suficiente para dar ao bebé quando ele mamava.
Querem saber mais? Então vejam o próximo post sobre M(amamentação), onde falarei acerca de um problema de falta de leite que tive, como o resolvi e como é possível oferecer leite materno e leite adaptado ao bebé, em simultâneo!
Deixo-vos uma fotografia de uma das poucas vezes em que armazenei leite extraído e o Papá deu-o no biberão ao Rei! Ficou todo contente por poder participar na alimentação do filho! Desta vez ele bebeu tudinho! Mais tarde é que foram elas para que pegasse no biberão!
Comentários
Enviar um comentário