A minha gravidez da 28ª à 37ª semana - para recordar


Estava eu a ler o "Diário da Minha Gravidez", que guarda muitas anotações, fotografias e todos os exames e ecografias que fiz, quando fui recordar uma página bastante interessante.

O meu diário, que foi o mais engraçado e completo que vi, (da autora Alison Mackonochie) tem uma página no final, dedicada ao resumo de cada semana da gravidez intitulada "O diário da gravidez de relance".

Assim, passo a transcrever o que anotei (3º trimestre):

28ª semana - Esta semana escolhemos a cor do quarto de bebé e pintámos o quarto! O pai diz que a mãe parece o Robocop a andar, pois sinto contracções e ando estilo "robot", devagarinho e de forma desarticulada.
29ª semana - Fomos à praia pela primeira vez, grávida, claro. Comprámos a cama, colchão, cómoda, cortinas, ovo, carinho e mala do bebé. O bebé continua a dar muitos kicks à mãe.
30ª semana - Esta semana comecei a sentir uma grande energia. Consigo limpar e arrumar a casa toda, com ajuda de cinta a suportar a barriga. O papá fica impressionado com a minha energia, pois supostamente o peso é maior. Semana de patuscada, arraial e piscina. É óptima a sensação de liberdade que se sente na piscina. Fiz a análise da glicémia (aquela chata em que tiram sangue 3 vezes, e tenho que esperar cerca de 1 hora de intervalo entre elas).
31ª semana - Ecografia e consulta. O bebé está agora no percentil 50, com 1.650 Kg. Está tudo bem!  O bebé já deu a volta. Continuo com muita energia, alternando com períodos de dores e dificuldades a andar (contracções).
32ª semana - Noites mal dormidas, com muito calor e sem posição confortável. Muita dor ciática e azia.
33ª semana - Cada vez mais pesada, desarticulada a andar, com dores e dificuldades em dormir. Só se está bem na piscina e a nadar. Cada vez mais ansiosa por conhecer o meu bebé.
34ª semana - Torna-se difícil sentir-me confortável em qualquer posição e ir trabalhar já me custa muito. Até sentada tenho dores e contracções. Ainda limpo a casa, mas muito devagar. Pernas, pés e mãos inchadas.
35ª semana - Primeiro CTG, ecografia e consulta. O bebé está a dar sinais de querer nascer. O CTG acusou contracções a 100%, outras menores. Custa-me muito a mover-me e tenho mesmo que ficar quieta. A médica disse-me que já não devia ir trabalhar, não fosse o bebé nascer antes do tempo (ela disse que seguramente ele não deverá chegar até às 40 semanas). No entanto, trabalhei mais uma semana e depois fui de férias. O bebé mexe-se imenso. Fiz finalmente a mala da maternidade, minha e do bebé. 
36ª semana - Trabalhei esta semana a muito custo. Continuo com muitas contracções. Às vezes tenho mesmo que parar pois as minhas pernas "prendem".
37ª semana - Só me sinto bem na piscina, pois sinto-me leve e o calor é imenso! O bebé poderá nascer esta semana. Irei fazer um CTG no dia 20 de Agosto e caso se justifique, fico já internada. Tenho muitas contracções com e sem dor. A médica acertou em cheio, e na madrugada de 19 para 20 de Agosto, tive um rompimento de bolsa. O Afonso vai nascer!



Comentários

Mensagens populares